sábado, 29 de setembro de 2012

“Vereis o céu aberto” (Jo 1, 51)

Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael
Sábado, 29 de setembro de 2012

“Vereis o céu aberto” (Jo 1, 51)

Celebrar a memória dos Santos Anjos é experimentar a dinâmica da comunicação real entre Deus e os homens. Esses, não são seres míticos ou frutos de uma imaginação fértil, mas força que nos faz perceber que Deus se faz presente em nossa história.
Jesus Cristo é o ápice dessa comunicação. Por meio dele, o grande diálogo é restituído: Deus toca definitivamente a nossa humanidade. É por Ele que vemos a face Divina e seu projeto para o homem.
Entretanto, para que haja diálogo, uma resposta de nossa humanidade faz-se necessária. Deus, por Cristo, envia-nos a sua mensagem de vida plena. São duas respostas possíveis, não há meio termo, e duas, as suas consequências.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

“O Filho do homem deve sofrer...” (Mc 9, 22)

Sexta feira da XXV Semana do Tempo Comum
“O Filho do homem deve sofrer...” (Mc 9, 22)

A identidade de Jesus como o Cristo, implica, consequentemente, a sua missão. Ele é Messias, o Filho enviado de Deus. Entretanto, essa filiação implica um compromisso: viver, sofrer, morrer e ressuscitar.
Em um mundo que prega uma vida cômoda, pensamentos feitos e ações fáceis, o sofrimento humano é algo que assusta e deve ser imediatamente combatido. Seguir os passos de Jesus nos implica nessa dura, mas necessária realidade: o mistério da cruz.
Viver esse sofrimento, não significa masoquismo, mas encarar a nossa realidade segundo o princípio de verdade. Somos homens em processo de evolução, e todo crescimento implica ganhos e perdas. A cruz é a morte necessária para uma vida que é eterna.

Férias forçadas


 Depois umas “férias forçadas”, estamos de volta. Com as meditações diárias fundadas no método da Lectio Divina. Desta vez, tentando ser o mais pontual possível nas postagens.

Rezem pela nossa perseverança.

 Roma, 28 de setembro de 2012
O autor