quarta-feira, 21 de setembro de 2016

“Quero misericórdia e não sacrifício”

Festa de São Mateus, Apóstolo
21 de setembro de 2016

Evangelho de Mateus (9,9-13)

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 3Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

“Quero misericórdia e não sacrifício”

Não somos amados por Deus pelos nossos méritos ou qualidades, mas simplesmente porque necessitamos do seu amor. Ele nos ama porque somos pobres, precisamos dessa riqueza. Ele nos ama com um coração pobre, isto é, livre e desinteressado de retribuição...
O nosso pecado nos faz doentes pois nos mostra que algo em nossa vida está desordenado. Fomos criados para amar e nossa vida só encontra seu sentido diante dessa atitude. Deus nos cura porque nos mostra a ordem do nosso amor, ou seja, o que vem primeiro.
A misericórdia nos cura e transforma porque nos faz enxergar um novo caminho. Nos faz descobrir um coração que sabe amar de forma pobre, na liberdade e gratuidade. Da mesma forma, aprendemos a amar o coração pobre, isto é, aquele que necessita do meu amor...

Quem são as pessoas que precisam da minha misericórdia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário