quarta-feira, 4 de julho de 2012

O silêncio divino



“Quem é este que até o vento e o mar obedecem?” (Mc 4, 41)

A identidade de Jesus é apresentada com Marcos mediante a sua missão central: Jesus é Cristo, o Filho de Deus. Ele é enviado ao mundo para cumprir a obra da salvação humana mediante o mistério da cruz. Por isso o seu messianismo não é compreendido, por isso o seu sofrimento, a sua dor e o mistério de sua entrega ainda é escandaloso para muitos.
Nesse mesmo contexto que se encontram os seus discípulos. Dentro de uma missão eles se encontram “atordoados” pelo silêncio de Jesus. Esse, não era um silêncio qualquer, era um sono profundo, que nem mesmo os gritos de pavor o despertava.
Mas por que esse sono? Havia motivos para havê-lo? Que tranquilidade era aquela que o fazia dormir, mesmo tendo todos ao seu redor em permanente estado de pavor? “Mestre, não te importa que estamos perecendo?” (Mc 4, 38), clamam os discípulos. Estamos afogando! Por que não nos ajudas a sair desse caos? Por que permanece em silêncio? Por que descansas enquanto nós estamos aqui lutando pela vida? Por que não lutas conosco?
“Silêncio, cala-te!” (Mc 4, 39). Jesus, por meio de sua Palavra traz a paz, gera ordem em nossa vida. Os ventos que pareciam nos derrubar, as águas que queriam nos cobrir, perdem as suas forças diante daquele por meio do qual tudo é criado. Ele é a Palavra, ele é a Lei, a ordem por meio da qual todas as coisas são feitas. Só ele está acima dessa realidade, só ele pode mudá-la no tempo previsto.
Jesus, entretanto, questiona: “Por que sois são medrosos? Ainda não tendes fé?” (Mc 4, 40). Há tanto tempo Jesus está no meio deles e eles não reconhecem seu senhorio? Não foi possível perceber que ele não é um mágico ou um grande curandeiro?
Jesus, na verdade, prepara aos poucos os seus discípulos para entrar na pedagogia da cruz. O grande sofrimento, que causa medo, pavor, desespero e morte, é coberto de um grande silêncio. O silêncio divino que ensina à humanidade que é pela entrega de nossa própria vida que se chega à glória.
Mas “quem é ele?” Retomamos a pergunta. Ele é o enviado de Deus, que vem ao mundo para trazer à salvação aos homens. Ele é o Senhor, que salva permitindo que sua vida seja entregue aos laços da morte para que essa fosse destruída de uma vez por todas. É Deus que, por meio do seu silêncio nos ensina a viver na escuta de sua Palavra de Vida Eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário