domingo, 27 de janeiro de 2013

“Os olhos de todos na sinagoga estavam fixos nele”

III Domingo do Tempo Comum
27 de janeiro de 2013


“Os olhos de todos na sinagoga estavam fixos nele” (Lc 4, 20)

O evangelista Lucas inicia a sua narração apresentando um princípio fundamental daquele que anuncia: o seu testemunho parte de um dado histórico. A escrita e o ensinamento é posterior a sua experiência. A sua palavra porta consigo um conteúdo de vida. O que se ensina não é uma filosofia de vida, um método de santidade, ou um caminho de bem estar. O conteúdo de seu anúncio é o evento culminante da história humana: Deus se faz presente em nosso meio por meio de Jesus.
É nesse mesmo sentido que Jesus volta a Nazaré, “onde se tinha criado” (4, 16). Somente partindo desse evento histórico podemos compreender a aproximação de Deus em nossa humanidade. Deus não se limita à sua transcendência, mas deseja comunicar-se com os homens e revelar o seu projeto de salvação aos homens. Mas como ele revela essa salvação? Por meio de quem ou de que?
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres” (4, 18). Eis o grande evento: Jesus cumpre a promessa de um Messias, o ungido do Senhor, aquele que viria salvar definitivamente o povo de Israel. Anunciando a Boa Notícia, libertando e iluminando os homens. É Verdade enquanto anuncia a verdadeira identidade do homem como filho de Deus. É Caminho enquanto liberta o homem dos pecados e dá a ele a possibilidade de realizar um novo caminho. É vida enquanto ilumina, dá novo sentido aos passos humanos, um trajeto e um fim a ser cumprido.
Em um mundo que nos apresenta tantos caminhos, desvios, atalhos, somos chamados a olhar para Cristo como único caminho que nos porta à verdadeira vida. Esse caminho não é ideal, mas se realiza em nossa história, no hoje de nossos projetos, de nossas metas cotidianas. Um caminho que, mesmo sendo firme e certo, nem sempre é claro, nítido aos nossos olhos limitados.
Saibamos manter os olhos fixos em Jesus. Ele é princípio e fim de um projeto humano que nos porta definitivamente a Deus. Nele, se concentra toda a nossa humanidade, ferida, limitada, mas marcada pelo amor de Deus que cura e restaura todo aquele que o busca de coração livre, decidido e sincero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário