domingo, 3 de fevereiro de 2013

“Não é este o filho de José?”

Domingo da IV Semana do Tempo Comum
03 de fevereiro de 2013


“Não é este o filho de José?” (Lc 4, 22)

Por que Jesus não realiza os mesmos milagres em sua própria terra? Por que os seus não o aceitaram ou tinham muita dificuldade em compreender a sua novidade? Por que é tão difícil entender que o mistério de Deus se revela plenamente em Jesus Cristo?
Talvez a resposta esteja na própria pergunta daqueles que se admiravam das ações de Jesus: “Não é este o filho de José?”. Como pode um homem simples salvar a nossa terra e o nosso povo? Como entender que de uma simples família humana venha a salvação de Israel?
Eis o nosso grande empecilho. Queremos uma salvação extraordinária, distante de nossa história, isenta de nossa própria contribuição. Buscamos um Deus que nos sirva, que seja modelado à nossa Imagem e semelhança, ao nosso querer.
A vocação de Jeremias enfatiza essa nossa mesma objeção: Como podemos realizar obras que pertencem somente à Deus? Eis a resposta do Senhor: “Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios” (1, 7) e acrescenta: “Dou-te hoje poder sobre as nações e sobre os reinos para arrancares e demolires, para arruinares e destruíres, para edificares e plantares”. Não agimos por nós mesmos, como Filhos de Deus, agimos em seu nome, segundo o seu projeto, mediante a sua ordem.
Na primeira Carta aos Coríntios, São Paulo fala sobre a excelência da Caridade, que está acima de todas as habilidades humanas (cf. 1Cor 13, 1ss). Ela, mais do que uma boa ação, é a manifestação de tudo aquilo que temos de bom em nosso íntimo. Toda a ciência e sabedoria humana encontram a sua maior expressão na caridade. É ela que nos possibilita manifestar tudo aquilo que realmente temos e somos.
Como ainda querer negar essa historicidade da salvação que encontra em Cristo a sua plenitude? Nele concentram-se todas as profecias, por ele é anunciada a plenitude da salvação, no mistério da cruz vemos cumprida toda a obra redentora de Deus. Essa é a expressão maior da caridade humana: uma força que salva, liberta e redime pelo mistério do amor.
Não nos isentemos dessa obra salvífica. Como filhos de Deus, somos chamados a configurar-se àquele Jesus de Nazaré, o Filho de José. Ele que por sua natureza humana, abraçando toda a história, soube mostrar ao homem que a vida plena começa no hoje de nosso “sim” ao projeto Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário