segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

“Todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes”

Segunda da I Semana da Quaresma
18 de fevereiro de 2013

“Todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos,
foi a mim mesmo que o fizestes”. (Mt 25, 40)

O princípio cristão do amor à Deus e ao próximo encontra o seu fundamento concreto nessa passagem: saber ver Cristo no outro. Esse não se reduz a um fazer o bem “como se” Deus estivesse presente, mas, de fato, ver no outro a realidade de uma presença divina.
Ver Cristo no outro e agir conforme essa visão significa que ele representa um projeto divino, ele é fruto do amor de Deus. Não podemos vê-lo apenas como um objeto, sempre em função de algo, ou como algo descartável segundo a minha utilidade.
Precisamos ver o outro como presença e mistério de Deus em nosso meio. Ele não é apenas mais um entre tantos outros, mas é fruto de uma ação e um projeto que supera a nossa compreensão. Viver nessa perspectiva nos coloca mais próximos de Deus e do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário