domingo, 26 de maio de 2013

A Divina Dinâmica

A Divina Dinâmica
Domingo da Santíssima Trindade
 

“O Espírito da Verdade vos guiará à plenitude da verdade” (Jo 16,13)

O Mistério eterno, revelado por Deus Pai por meio de seu Filho, Jesus Cristo, ganha pleno sentido com o envio do Espírito Santo, que nos guia à plenitude dessa Verdade, de uma dinâmica de vida divina. Esse mistério, por ser divino, nunca poderá ser abraçado plenamente pela nossa humanidade, mas como divino, nos atrai para a sua eternidade.

A Sabedoria divina que guia toda a dinâmica da criação é o primeiro sinal de um Deus que entra em nossa humanidade e cria todas as coisas em função do Verbo Eterno. Diz o livro dos Provérbios em relação à Sabedoria: “junto a ele, estava eu como artífice” (Pr 8,30). Essa Sabedoria dá ordem ao mundo e o porta à sua plenitude.

O homem, como ápice da criação, é o agente principal desse percurso. A ele, criado à imagem do Cristo, é dada a sabedoria, a capacidade de reconhecer a presença de Deus na realidade do cosmos. Nem ele, nem o mundo que o cerca existem por acaso.

Essa “ordenação” do mundo e da vida é a atração Divina de todas as coisas para si. Tudo caminha para a sua plenitude. Entretanto, é preciso que tudo seja purificado, ou seja, reduzido ao seu essencial. A tribulação é o momento em que a realidade vem realmente provada. Nas palavras de São Paulo “a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança” (Rm 5,3-4).

“A esperança não engana” (Rm 5,5). Ela é que nos faz olhar para o fim e ver nele o cumprimento de todas as coisas, dando sentido às nossas ações. É esse o Espírito da Verdade, àquele que nos guia à plenitude da única Verdade. Ou seja, que o mundo, criado pelo Pai à imagem do Filho, caminha sob a força do seu Espírito para o seu fim último e eterno.

Tudo isso parece ser muito vago à nossa inteligência racional. Preferimos criar as nossas verdades, os nossos objetivos, os nossos meios. Deus é colocado à margem, como apêndice de fuga, quando não há mais saída. Parece ser muito mais fácil ser guiado pelos nossos instintos e desejos do que encontrar a “ordem divina” presente em nossa humanidade.

Deixemo-nos guiar por esse Espírito de Verdade, que nos acompanha à nossa Verdade, que nos mostra, gradativamente, a ordem presente em nós e no mundo. Ele nos faz entrar na dinâmica divina que forja em nós a imagem de Cristo que, vivendo em comunhão com o Pai, realiza a obra de salvação do mundo, portando tudo à sua santificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário