domingo, 19 de maio de 2013

Princípio de unidade

Princípio de unidade
Domingo de Pentecostes


“Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22)

Celebrar a Festa de Pentecostes e reviver o início da missão da Igreja que, instituída por Cristo, recebe a ordem de prosseguir o projeto de salvação dos homens. Essa Igreja tem um princípio, um fim e uma força comum: A Santíssima Trindade. Deus, como princípio de vida que se revela no Filho, modelo do novo homem, faz caminhar a Igreja com a força do Espírito Santo que infunde seus dons e carismas para que essa exerça a sua missão
Se a Igreja possui um princípio, uma Verdade e uma força comum, é mal tudo aquilo que nega ou se opõe a essa unidade.
É perigoso viver uma fé segundo o meu modo de ver e compreender Deus, ou caminhar da Igreja segundo à minha “concepção de mundo”, é muito arriscado querer compreender a Verdade segundo à minha “liberdade de expressão”. Como diz o Apóstolo: “Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” (1Cor 12,4-6).
O próprio São Paulo nos ensina a viver a unidade de Filhos por meio da Imagem do Corpo (cf. 1Cor12,12). Todos nós somos parte de um mesmo corpo, com uma só cabeça e um mesmo princípio de vida. Se quisermos viver livres dessa realidade, perderemos essa dinâmica vital que dele procede.
Somente Cristo, em um mundo de tantas cabeças, múltiplos princípios e inúmeras verdades, nos dá paz que provém do seu espírito, nos envia a anunciar uma salvação e a realizá-la por meio de sua Igreja (cf. Jo 20,22). Esse anúncio nasce de nossa capacidade de transmitir essa mensagem ao homem de hoje, de revelar o mistério da encarnação, vida, morte e ressurreição com uma linguagem e com uma vida que seja capaz de tocar, como Cristo, a nossa humanidade. A salvação se cumpre no perdão dos pecados, na verdadeira reconciliação do homem com Deus, por meio de Cristo, princípio de vida nova.
Saibamos olhar para Maria, e ver nela o exemplo daquela que soube ouvir a voz do Espírito e reconhecer nele o poder de Deus, capaz de gerar vida em nossa humanidade. Ela não buscou condicionar a verdade às suas condições de vida ou compreensões de mundo, mas abriu-se plenamente à essa nova realidade, à Verdade de Cristo, princípio de unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário