sexta-feira, 20 de maio de 2016

“O que Deus uniu, o homem não separe”

Sexta feira da VII Semana do Tempo Comum
20 de maio de 2016

Evangelho de Marcos (10,1-12)

Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

“O que Deus uniu, o homem não separe”

Para onde vai o nosso amor?
 
Amar, segundo o projeto de Deus, implica sair de si para unir-se ao outro se ser um com ele. Esse é o princípio da misericórdia, que é a capacidade de associar-se às dores do outro. Essa união exige, portanto, renúncia, entrega e sacrifício.
Todo movimento de amor que não implica essa saída de si é egoísmo. Se estamos cheios de nós mesmos, impedimos a entrada para Deus. Mas só poderemos no esvaziar de nós mesmos se formos capazes de renunciar e cortar tudo o que é desnecessário.
Precisamos limpar a nossa casa. Deixar o que é essencial e retirar os excessos que nos impedem de caminhar por ela. Só dessa forma poderemos viver a verdadeira comunhão, que é fruto do amor, com Deus e com o próximo.
 
Quais são os “acúmulos” que nos impedem sair de si?

Nenhum comentário:

Postar um comentário