segunda-feira, 6 de junho de 2016

“Alegrai-vos e exultai...”

Segunda feira da X Semana do Tempo Comum
6 de junho de 2016

Evangelho de Mateus (5,1-12)

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

“Alegrai-vos e exultai...”

Quando somos envolvidos no drama do mal quase sempre a nossa tendência é perder a alegria. A lógica do Evangelho é outra: “Alegrai-vos e exultai”. As bem aventuranças nos mostram a raiz da alegria cristã.
O problema não é como vencer o mal que se apresenta diante de nós, mas como encará-lo. Algumas pedras no caminho nunca poderão ser retiradas, mas certamente nos mostrarão outras vias e outras possibilidades de contorno ou escalada.
Maria nos dá um exemplo a seguir. Diante do maior dos dramas humanos ela permanece em pé, mesmo na dor. Ela é a primeira a contemplar, com os olhos da fé, que a maior das desgraças pode ser fonte de vida nova e passo para a verdadeira alegria...
 
Quais pedras estão no meu caminho?
Quais as vias alternativas que elas me mostram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário