sexta-feira, 8 de julho de 2016

“Vos envio como ovelhas no meio de lobos”

Sexta feira da XIV Semana do Tempo Comum
8 de julho de 2016

Evangelho de Mateus (10,16-23)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

“Vos envio como ovelhas no meio de lobos”

Estamos prontos para os desafios que o amor implica?
Somos capazes de sofrer por aquilo que amamos?

Toda capacidade de amar implica risco. Todo amor que gera liberdade deve estar preparado para perder... Foi assim na Criação e, da mesma forma, na Redenção. No anuncio do Reino não devemos ser ambiciosos. Devemos ser simples, mas não ingênuos.
Se precisamos ser gratuitos, ou seja, não esperar nada em troca, precisamos compreender que também seremos rejeitados. O Reino de Deus implica desafio, entrega e até mesmo sacrifício. A perseguição é sinal de que nossa postura está provocando...
Se a gratuidade gera liberdade, não precisamos nos preocupar se nosso anúncio não é aceito. Mais do que uma missão, com vitória ou fracasso, o anúncio do Reino é um movimento humano. A capacidade de amar, mais do que um compromisso, torna-se um estilo de vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário