quarta-feira, 24 de agosto de 2016

“Vem ver”

Quarta feira da XXI Semana do Tempo Comum
24 de agosto de 2016

Evangelho segundo João (1,45-51)

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. 46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

“Vem ver”

Sabemos dialogar? Sabemos ouvir?
 
A caminho do Apóstolo é iniciado pelo encontro com o Senhor. Todo encontro se fundamenta no diálogo. Todo diálogo exige que aprendamos a falar e a silenciar. No silêncio, conhecemos mais o outro e a nós mesmos. Nesse silêncio, caminhamos para nosso interior.
Só aprende a falar aquele que sabe ouvir. Temos dificuldades de nos conhecer porque ainda não sabemos silenciar. Nessa Palavra conhecemos a nós mesmos, em nossas luzes e sombras. Somente quando nos conhecemos podemos realizar um caminho exterior.
Poderemos ser enviados para anunciar a Palavra de Deus somente se formos capazes de sair de nós mesmos, de nos conhecer. No silêncio do nosso coração deixamos Deus ser Deus em nossas vidas. Escutando mais Aquele que fala, aprenderemos mais sobre nós mesmos...
 
O que precisamos calar em nossas vidas?
A quem precisamos ouvir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário