sábado, 16 de junho de 2012

Festa do Sagrado Coração de Maria

Sábado, 16 de junho de 2012

“Sua mãe guardava todas essas coisas no coração” (Lc 2, 51)

Celebrar o Sagrado Coração de Maria é viver a experiência daquela que soube reconhecer a presença de Deus na história e soube silenciar diante de sua grandeza. Esse silêncio quebra o orgulho que define e limita e abre-se para a contemplação do mistério.
Silêncio não se confunde com mutismo. Mas é saber calar-se no tempo oportuno, compreendendo que nem tudo pode ser entendido ou julgado pela nossa razão limitada. Silenciar é esperar que o projeto de Deus se cumpra no tempo determinado por ele.
Que o silêncio de Maria modele o nosso coração. Que possamos ir além desse mundo de palavras e juízos. Que a experiência de Deus seja para nós um alimento de vida e que o seu mistério esteja sempre diante dos nossos olhos mostrando o seu senhorio e a nossa limitação.

3 comentários:

  1. todos os dias temos que celebrar a nossa vida por tudo que temos

    ResponderExcluir
  2. Quando erramos,pedimos perdão,quando perdoamos,nos semtimos cupados,quando damos patadas,achamos que somos os melhores.
    Afinal que sentido é esse e qual é o certo?
    Porque eu juro que eu não sei.
    Pois todos nos fazemos isso e achamos que o certo.

    Ass:todos do mundo enteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se a pergunta foi intencional, mas penso que a resposta está na reflexão acima: o silêncio. Não somos donos da verdade, não somos perfeitos - mesmo que seja para isso que somos chamados - não somos os melhores. Errar é humano, pedir perdão é exercer a plenitude dessa humanidade que se reconhece pequena, mas que busca crescer a cada dia... Dar "patada" é exercer uma animalidade que existe em nós, projetando no outro a violência que temos dentro de si, que deveríamos exercitar em si mesmo... A culpa, não é ruim, ela é consequência lógica de nossa consciência a nos dizer: "não é para isso que existo... há caminhos melhores". Não somos os melhores, estamos fugindo de um mundo que temos dificuldade em enfrentar. Que sentimento é esse? A falta de coragem de encarar a Verdade, a verdade sobre nós...

      Ass: Alguém que luta para SER humano.

      Excluir