segunda-feira, 25 de junho de 2012

O grande anúncio


“João é o seu nome” (Lc 1, 63)

Ao celebrar a solenidade de São João Batista vemos o grande sinal da presença de Deus em nossa história. Presença que se atualiza em misericórdia. Essa vem como uma grande novidade, fugindo das nossas lógicas, dos nossos méritos. É dom que se faz vida, que gera a vida do nada de nossa existência.
Os que viram aquele fato ficavam realmente maravilhados com a misericórdia do Senhor. Sim, de uma estéril Deus faz brotar a vida. Essa nunca é obra humana, mas projeto que ultrapassa as nossas perspectivas, que faz parte de um projeto de salvação, onde Deus vive, atua e purifica a nossa história. Onde não há mais esperanças, Deus vem e retoma no seu grande plano de colocar o homem no centro e no ápice da criação.
Mas como? Não há na história nenhum precedente? Não há pessoa alguma que tenha realizado tal coisa? Sim. O nascimento de João abre para a humanidade às portas de um grande anúncio que estava por vir. Nada parecido tinha ocorrido, as profecias, por mais que se aproximassem dessa realidade, ainda estavam veladas no mistério. Sim, o seu nome será João. Ele torna real a grande novidade do Deus que vem a nós e prepara a nova criação.
Só diante desse anúncio que o silêncio de Zacarias é quebrado. Não havia palavras para descrever o que estava para acontecer. Era um fenômeno que ultrapassava as categorias sociais, humanas e lógicas daquele povo. Algo de grande estava para iniciar. O seu silêncio também nos ajuda a calar diante do mistério do Deus que se faz presente em nossa história e age de uma maneira que não esperamos.
“Quem vai ser esse menino?” (Lc 1, 66). Ele é anuncio de um novo nascimento. Uma vida nova que brota da esperança e da confiança em Deus. Uma vida que ultrapassa as nossas estruturas, que quebra a nossa vontade de domínio, que destrói o nosso orgulho sobre nós mesmos, sobre o outro e contra Deus. Ele é esperança em Deus, em sua presença em meio aos homens com dom de vida, vida plena.
“Ele vivia nos desertos” (Lc 1, 80). Em constante combate, sendo, assim, sinal da grande luta que estava por acontecer. A grande batalha entre Deus e os anjos do mal. Essa, pelo mistério da cruz, apresenta a grande derrota, o maior dos inimigos é vencido, mostrando que Deus é Senhor de nossa história, Senhor da Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário