segunda-feira, 30 de março de 2015

“...nem sempre me tereis” (Jo 12,8)

Segunda feira da Semana Santa
30 de março de 2015


LECTIO (Jo 12,1-11)
 
1 Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos.
2 Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
3 Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.
4 Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar:
5 “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?”
6 Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.
7 Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura.
8 Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.
9 Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos.
10 Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro,
11 porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

MEDITATIO

“...nem sempre me tereis” (Jo 12,8)

Em que lugar está Deus em nossas vidas? Se ele está mesmo em primeiro, o colocamos como prioridade em nossas escolhas e comportamentos?
Maria, colocando-se na presença de Jesus, oferece o melhor de si. Ela sabe que o seu amor, suas riquezas e seu tempo não se acabarão pelo fato de tê-los oferecido primeiro ao Senhor. A diferença é que ela sabe em sua vida reconhecer o que é prioritário.
Tantas vezes trocamos Deus pelas “coisas de Deus” e nem percebemos. Esquecemos que ele é o fundamento de nossas escolhas, todo o resto é consequência. Se ele não está no início de nossas ações certamente não estará no meio nem no fim.
Aprendamos a colocar Deus no princípio de nossas escolhas, não com ideias ou palavras, mas com a vida. Isso implica colocar-se diante dele sempre, antes de qualquer coisa, para que todo o resto de nossas ações seja com Deus, em Deus e para Deus.

ORATIO

Ó Deus, que nos criastes com amor de Pai, dai-nos a graça de viver nesse amor de filhos e a viver na comunhão de irmãos. Sabendo que toda a nossa vida é fundada no amor, saibamos corresponder na caridade do início ao fim de nossas escolhas.

Um comentário:

  1. It all comes down to how the game is designed and marketed to consumers. As long as publishers are up-front about fees and restrictions, the market will sort itself out.
    RS3 Gold

    ResponderExcluir