domingo, 17 de novembro de 2013

Buscar o essencial

Buscar o essencial


“Tudo será destruído” (Lc 21,6)

Diante dessa catástrofe nas Filipinas que estamos acompanhando, dos seus inúmeros mortos e das consequências devastadoras que um fenômeno como esse porta consigo, não há quem não faça uma pergunta basilar: “Porque?”
Mais do que buscar responsabilizar alguém por um evento como esse, ao lado de tantos outros fenômenos naturais, históricos, políticos, econômicos e religiosos que também geram destruições e mortes, devemos olhar para nós mesmos e considerar o quanto é frágil a nossa vida e o quanto são limitadas as nossas ações.
Por mais que nossas medidas de proteção, investimentos, prevenções nos deem alguma segurança, nada se sustenta diante da dinâmica da vida e da história. Por mais que busquemos, nunca poderemos dominar essa realidade, sendo um mistério, sempre fugirá das nossas tentativas de controle.
Jesus, com um simples gesto daqueles que admiravam a beleza do tempo, fez um grande e profundo discurso sobre esse nosso defeito tão antigo quanto constante: colocamos muita confiança naquilo que é humano, mais do que o necessário. Diante disso, a mensagem é clara: “não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído” (Lc 21,6).
Não podemos colocar a nossa alegria ou esperança em coisas que são passíveis de destruição, que mais cedo ou mais tarde se corrompem. Do contrário, viveremos sempre em uma contínua insatisfação. E, no fim de tudo, veremos que nossa existência foi um contínuo gastar-se sem frutos, uma vida frustrada. Devemos aprender a buscar o fundamental.
Por incrível que pareça, nem mesmo esse caminho é fácil de ser perseguido. A começar por nossa própria humanidade, que tende sempre a buscar aquilo que é mais fácil e prazeroso, que recusa todo sacrifício e esforço. Seguido por um mundo que “objetiva” o mundo e a vida e tenta nos vender tudo isso a um preço muito baixo.
É diante disso que Jesus nos dá forças. Não precisaremos impor essa nossa opção. Por ser fundamental, por si mesma ela, mais cedo ou mais tarde, se manifestará.
“Com a vossa perseverança sereis salvos” (Lc 21,19). Somente quando optamos por aquilo que é essencial, tudo se torna relativo, até mesmo a nossa própria vida. É somente nessa constância de passo que podemos caminhar de forma firme, olhos fixos no fim que buscamos, sem se deixar escandalizar por tudo o que acontece em nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário