quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Quarta da V Semana do Tempo Comum

Quinta, 9 de fevereiro de 2012

“O que sai da pessoa é que a torna impura” (Mc 7,20)

A impureza das coisas não está em si mesma, mas no modo como as utilizamos. É por meio de uma errada apropriação da realidade que o homem torna as coisas impuras ou torna real o pecado. Riqueza, sexualidade, racionalidade... nada disso é mau por si só, mas quando utilizados de forma desviada do seu projeto verdadeiro, desfiguram a realidade humana.
É muito fácil, julgar coisas e pessoas pelo que elas são ou fazem, porém, é muito mais complicado saber que eu estou imerso em uma realidade e que ela é fruto do meu olhar e do meu modo de me apropriar e compreender as coisas. Eu sou muito mais responsável pelo mundo que me envolve do que imagino, a questão é entender isso...
Fazei-nos, Senhor, mais responsáveis pelo mundo ao nosso redor. Que os bens e os dons que Tu nos ofereces nos sirvam para nos tornar cada vez mais instrumentos desse projeto de Salvação iniciado por sua bondade paterna. Que possamos nos tornar santificadores de uma realidade em um mundo marcado pela quantificação e qualificação de coisas e pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário