domingo, 19 de fevereiro de 2012

Um novo olhar


Levanta-te, pega a tua maca e vai para casa (Mc 2, 11)

No Evangelho Cristo, cura o paralítico por meio de sua fé. Ele exerce o seu poder divino de reconstituir todo aquele que busca uma vida nova, não se elevando sobre os outros, mas baixando-se até o centro da própria humanidade. Essa cura, entretanto, ocorre primeiro no interior de um homem ferido pelo pecado. Só depois ela se entende, só em comunhão plena com Deus, o homem pode voltar ao convívio verdadeiro consigo e com o próximo.
Deus é aquele que tem o poder de restaurar uma humanidade ferida e marcada pelo pecado e pelas dores que lhe são conseqüências. “Não deveis ficar lembrando as coisas de outrora, nem é preciso ter saudades das coisas do passado. Eu sou aquele que apaga as tuas maldades, por causa de mim mesmo, de teus pecados nunca mais me lembrarei” (Is 43, 18.25). O homem novo é aquele que lança o seu olhar para frente, para o futuro. Ele, em pé, toma consciência de suas limitações, sabe que elas caminha consigo, mas não se esquece de prosseguir o seu percurso.
São Paulo nos apresenta Cristo como “sim” do Pai (cf. 2Cor 1,19). Jesus é a afirmação do projeto de Deus iniciado na criação do mundo. Sendo o homem o centro daquele ato divino, a restauração da humanidade é o ápice da Encarnação. Ao pronunciar o seu Verbo no mundo, Deus Pai reafirma o valor da humanidade, não obstante as suas limitações. É por meio dele que nós pronunciamos o nosso “amém”. Confirmamos a nossa vida nesse caminho de encontro consigo mesmo, por meio de uma humanidade em conformidade com o plano divino, ou seja, a caminho da santidade.
Ouçamos a voz de Cristo que restaura, com o poder de sua Palavra, a humanidade que se fere e se deforma com o mal assumido. Essa cura não anula o mal em nossas vidas. Pelo contrário, nos ensina a “pegá-lo” com as mãos, carregá-lo, não deixando que ele nos domine. A partir disso, ele nos ensina a voltar para o convívio daqueles que nos amas, nos torna dignos de habitar na casa do Pai.
Maria é a grande colaboradora na obra da redenção humana. O seu “sim”, tornou presente e real o “Sim” de Deus Pai. Só a partir desse encontro, é que a humanidade pode olhar para si mesma com um novo olhar. Só assim, podemos dar, verdadeiramente, o nosso “amém”. Acreditando que é possível ver, com o olhar de Cristo um novo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário