quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Quinta feira depois de Cinzas

Quinta, 23 de fevereiro de 2012

“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Lc 9, 23)

Três ações fundamentais são apresentadas por Cristo para aqueles que querem seguir os seus passos. Renúncia, Sacrifício e Perseverança. Renúncia, por saber que estamos diante de um projeto que vai além de nossas compreensões. Essa, implica sacrifício, ou seja, entrega e conformação de nossos planos aos de Deus, dentro de uma caminhada perseverante de fé.
Contra isso, muitas vezes, está o nosso orgulho de querer ser o centro de nossas ações. A renúncia, mais do que negação, representa a afirmação de uma humanidade que não é animal, que se esvazia quando se entrega aos instintos, perdendo, assim, o seu sentido de ser. Tomar a cruz implica abraçar a realidade que nos envolve, nunca querer fugir das dificuldades, buscando outros mundos para refugiar-se.
Fortalecei, Senhor, a nossa alma, a nossa inteligência e a nossa vontade, para que todo o nosso corpo seja conformado ao de Cristo, vosso amado Filho. Que no espírito da Cruz, nossa vida seja levada à sério, um constante caminhar rumo ao calvário da realidade que nos forma e amadurece, para que essa possa frutificar, fazendo-nos gozar, um dia, da alegria eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário