quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Quinta da VI Semana do Tempo Comum

Quinta, 16 de fevereiro de 2012

“E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mc 8, 29)

O texto nos apresenta a confissão de fé de Pedro e as conseqüências lógicas dessa compreensão. Entender Jesus como Messias, como o ungido e enviado do Senhor, é entendê-lo na dinâmica da Revelação de Deus. Em Cristo, Deus revela a si mesmo, em seu Mistério e em seu projeto de salvação da humanidade. Essa é salva segundo o mistério da cruz, por meio de uma vida entregue por amor à humanidade.
Porém, a pergunta de Jesus ressoa em nossos ouvidos: Quem dizemos ser Jesus? Um grande herói da história? Um símbolo de minha cultura? Um amuleto para os dias que eu preciso? Compreender que Jesus é o Cristo, o prometido pelo Pai, exige que assumamos as implicações que essa opção provoca: serviço, sofrimento, entrega, morte, mas, acima de tudo, a glória de uma vida que ganha o seu pleno sentido.
Inspirai-os, ó Deus, e fazei-nos andar atrás do Cristo. Ele, que revela à humanidade os Seus pensamentos, também nos direciona ao seu projeto: uma humanidade redenta. Que tenhamos a força necessária para rejeitar tudo aquilo que não é digno dessa proposta e abraçar aquele que é Caminho, de Verdade, que nos dá Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário