quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Quarta da VI Semana do Tempo Comum

Quarta, 15 de fevereiro de 2012
“Ele podia ver tudo nitidamente e de longe” (Mc 8, 25)

A cegueira daquele homem fazia com que outros o guiassem, ele não era independente não era livre para construir os próprios caminhos. Jesus mostra que para poder compreender bem a realidade que nos envolve, às vezes é preciso distanciar-se dela, quebrar com as barreiras que construímos e ver, de longe, todo o conjunto. Essa quebra se faz amolecendo a solidez dos nossos preconceitos, na compreensão de que somos feitos do mesmo barro.
Quantas vezes nos sentimos perdidos dentro de determinadas estruturas, sem saber o que fazer ou para onde ir, perdemos o sentido de nossa caminhada e não compreendemos mais a realidade que nos envolve. Jesus nos mostra que precisamos, muitas vezes, nos distanciar para compreender aquilo que por um tempo não entendemos. Precisamos aprender a conhecer o contexto em que estamos inseridos, compreender a nossa própria identidade.
Fazei, Pai do Céu, que sintamos esse mesmo toque de Jesus nos nossos olhos. Que possamos nos compreender como homens, limitados, mas desejosos da graça de Deus. Que saibamos nos distanciar de tudo aquilo que nos perturba, não para fugir, mas para compreender melhor, de longe, o seu conjunto e as relações que estão nele presentes. Entendamos, antes de tudo, que isso é um processo, em direção àquela visão plena de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário