segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Reino Prometido


“Bendito o Reino que vem, do nosso pai Davi” (Mc 11, 10)

Jesus entra em Jerusalém, vem tomar posse do seu reino, reino prometido à descendência de Davi. Ele vem, montado em jumento, para sentar em seu trono e inaugurar um novo reino, onde a humanidade toca a divindade, onde o pecado encontra a graça...
Mas porque não o aceitamos? Por que queremos rejeitar esse reinado onde Deus é o verdadeiro Senhor?
A promessa messiânica de um rei que vem salvar o povo oprimido cumpre-se, mas não é compreendida, realiza-se, mas não é aceita. Isso por que queremos um rei à nossa imagem, segundo as nossas esperanças, uma salvação segundo as nossas categorias. Surge enfim, um novo Davi, um homem verdadeiramente segundo o coração de Deus.
Mesmo assim ele vem, tomar posse do seu reino que está em Jerusalém. Entra com glória, a humildade vence o esplendor, o silêncio vence os gritos de orgulho, a verdade vence a soberba da falácia, a dor vence o prazer desordenado, o sacrifício vence objetivação humana, a vida vence a morte... a lógica do mal, enfim, é quebrada. Jesus é Rei.
Vem para sentar em seu trono real, assumir o seu verdadeiro senhorio. A cruz é o seu verdadeiro trono. É dela que a humanidade é reinada, onde o Rei verdadeiramente é o mediador entre Deus e os homens. Ele media por que intercede, por que entrega-se, por que exerce o senhorio de uma humanidade que só se redime quando percebe-se verdadeiramente humana, necessitada de seu Senhor.
Por esse trono, a humanidade toca a divindade, a terra toca o céu. Por meio dele a vida é restaurada por que a morte é vencida. Tudo isso em profundo mistério de humildade, entrega, silêncio...
Entrai, Senhor, e tomai posse desse reino que é teu. Pelo mistério de sua entrega retomai a nossa humanidade em suas mãos. Pagai a dívida que nós deveríamos cumprir, mas que pela sua obediência de Filho, mediante o amor de Deus Pai, estamos livres. Exercei o seu senhorio, libertai a nossa humanidade da escravidão do pecado, de tudo aquilo que nos prende.
Sim, “Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Mc 11, 9). Aclamemos o nosso Rei que vem. Ele vem para nos libertar, para exercer seu senhorio sobre a humanidade inteira. Ele cumpre uma promessa, dá-nos a vida, apresenta-nos o caminho que havíamos perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário