terça-feira, 10 de abril de 2012

Terça feira da Oitava de Páscoa

Terça, 10 de abril de 2012

“Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: Eu vi o Senhor” (Jo 20, 17)

Maria Madalena é a primeira, segundo o relato de João, a realizar a experiência com o Cristo ressuscitado. Ela o reconhece quando ele lhe chama pelo nome. Esse mistério, porém, vai além de nossas compreensões, não podemos tocá-lo nem abraçá-lo. Porém, o fato de que ele está vivo cumpre a promessa que ele havia feito antes de morrer, esse é o cerne da grande notícia: Cristo vence a morte.
Mas porque Maria é a primeira a reconhecer Jesus, vivo e ressuscitado? Essa mesma voz que a chama pelo nome é aquela que a salvou da morte, da condenação pelos seus pecados. Maria reconhece o mistério da ressurreição porque ela mesma o experimentou por meio de Cristo. Ela viveu a negação humana, rejeição social, o sofrimento. Em Jesus, ela participa de uma morte libertadora e da experiência de uma vida nova.
Fazei-nos, ó Deus, participar do mistério de sua paixão e morte, para podermos reconhecer a nova vida que brota com a ressurreição. Que essa experiência faça nascer em nós o espírito missionário do kerygma, do anúncio central da fé cristã: o Nosso Senhor está vivo, ele vence a morte, ele é a nova vida, por meio dele é realizada a nova criação. Ele caminha, como no tempo dos nossos primeiros pais, no jardim da vida e chama-nos à sua comunhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário