terça-feira, 3 de abril de 2012

Quarta feira da Semana Santa

Quarta, 04 de abril de 2012

“Aquele que coloca a mão comigo no prato é quem vai me trair” (Jo 26, 23)

São Francisco resume perfeitamente o mistério da Paixão: “O amor não é amado”. A dor que feria profundamente Jesus é a traição, em ver aqueles com os quais ele tinha convivido por tanto tempo se distanciando dele e de sua mensagem central. Dor por saber que o castigo seria maior para aquele que conhecia a verdade, mas não a aceitava.
Mas por que, mesmo estando próximo da Verdade, escutando todos os dias os seus ensinamentos, não confiamos em sua proposta? Por que negamos esse amor que nos é dado gratuitamente e procuramos outros com o quais temos que pagar alto custo? Talvez por que Jesus não tenha se “adequado” à salvação que esperávamos, o mistério de sua paixão é muito escandaloso para a nossa inteligência e doloroso para a nossa vida.
Inflamai, Senhor, os nossos corações com a sensibilidade necessária para compreender o mistério da paixão. Ela, como mistério de amor, é doação livre de alguém que entrega a sua vida por nós, de alguém que preserva-nos da morte eterna dando-nos a sua vida divina. Que, conhecendo essa verdade, a amemos e, amando-a, sigamo-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário