segunda-feira, 9 de abril de 2012

Quinta feira Santa

Quinta, 5 de abril de 2012

“Eu vos dei um exemplo, para que vocês façam o que eu fiz” (Jo 13, 15)

O grande mistério da encarnação do Verbo na pessoa de Jesus Cristo está chegando ao seu ápice. João apresenta a cena do lava pés como o grande sinal da doação de Cristo aos homens. O verdadeiro homem é aquele que se coloca a serviço, que sempre se coloca diante do outro. Esse é o grande paradoxo que vemos em Cristo. Como Mestre e Senhor, Ele coloca-se a lavar os pés dos seus. Esse rito antecipa o mistério da cruz, é sacramento que vem por meio da livre entrega do Filho de Deus pela humanidade, entrega por amor.
E nós? Como respondemos a esse mistério de amor? Esse fato não é acontecimento histórico que ficou no passado, Cristo vem à nossa história, sofre, continua a agir e salvar o seu povo pelo mistério da cruz. Em uma humanidade que se orgulha do seu progresso, conhecimento, técnica, humildade é um conceito que aos poucos vai sendo esquecido, é uma postura negada a cada instante.
Como cristãos, precisamos imitar o exemplo de Cristo, nosso Mestre e Senhor, precisamos quebrar o nosso orgulho, superar a nossa soberba, quebrar o nosso desejo de grandeza que muitas vezes chega a negar a humanidade presente no outro. É preciso lavar os pés uns dos outros, aprender a curvar-se diante do mistério do outro e deixar que nossa vontade de domínio seja derrotada pela humildade. Entremos e assumamos o mistério do Cristo que doa a sua própria vida pela nossa salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário