terça-feira, 17 de agosto de 2010

Crescer somente em Deus


“Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia”. (Lc 1, 39)

Estamos no mundo das grandezas, dos grandes fatos e heróis, das eloqüências e dos amplos eventos históricos e políticos. O homem passa a se curvar diante de toda grande obra realizada sua inteligência.

Uma vida simples, humilde que sabe oferecer, em pequenos gestos, um sinal maior de humanidade aos outros está sendo rapidamente esquecida. O homem passa a querer ser senhor de uma comunidade que ele mesmo não consegue administrar e não sabe conduzi-la porque não tem elementos suficientes para tal. Não sabe ouvir nem ver a história e compreender o Poder que a organiza.

Celebrar a assunção de Nossa Senhora é festejar a elevação de todo homem que entrega a sua vida a Deus de forma livre e gratuita, sem deixar de lado a sua condição humana.

O texto bíblico, ao apresentar Maria subindo apressadamente para a região onde ficava a casa de Isabel, nos mostra o zelo da Santa Mãe de Deus pelo serviço ao próximo. E até mais do que isso, a imagem de sua subida para a realização desse ofício, por simples que fosse, representa também a nossa necessária subida para realizar o nosso ser Cristão.

Maria só conseguiu subir, e subir apressadamente, porque era livre. Ela, ao correr ao encontro de sua prima, ia de mãos vazias, sem muitas bagagens, preocupações ou pré-conceitos. Por simples fosse aquela ajuda, ela a realizava como a mais importante de sua vida. Daí é que começa a ser desenhada a sua humildade, ela sabia construir uma santa existência por meio de pequenos gestos de bondade.

A grandeza feita por nosso Senhor na jovem de Nazaré só foi possível porque ela conseguia gerar Deus a partir das pequenas coisas. Ao cuidar das roupas da família de Isabel, ao preparar a alimentação, no cuidando da casa, ela conseguia realizar um serviço gratuito e amoroso a quem precisava.

Por não estar interessada no que sua prima viesse a lhe oferecer em troca por aqueles dias de serviço, por fazer aqueles trabalhos de forma livre e gratuita, ela conseguia viver a dimensão maior do amor: o ágape, o amor doação, e doação livre. Esse exercício foi tão contínuo em sua vida que Deus resolve a escolher como instrumento de sua encarnação. Por meio daquela que sabia realizar um amor gratuito e contínuo, esse foi materializado em nossa humanidade: Jesus Cristo.

Maria sabia subir sem grandes dificuldades porque compreendia que ia realizar um serviço grandioso e um trabalho que exigiria dela um total despojamento de suas próprias vontades e interesses. Do mesmo modo, também nós que desejamos encontrar o sentido da vida que se realiza na contemplação da face de Deus, realidade perfeita, devemos também correr, decididos, para um serviço de entrega a quem mais precisa de nossa ajuda.

Essa corrida para a realização de um amor doação, assim como em Maria, se dá por meio de uma subida. Essa, como todas as outras, exige nosso esforço e sacrifício para não haver desistência no meio da elevação. Nesse caminho sempre haverá deslizes, tropeços e até quedas que podem nos fazer voltar um pouco, mas, com os olhos fixos na proposta inicial não há como haver desistências.

Possamos ver em Maria o exemplo de serva que foi elevada aos céus porque sabia subir livremente até às alturas do amor gratuito, e de uma entrega livre e integral de sua vida à pessoa humana. Construamos também a nossa elevação à vida feliz. Essa só é possível quando aprendemos a subir, livre e decididamente, para o amor doação que só é pleno em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário