terça-feira, 17 de agosto de 2010

“Ide aos meus irmãos”


A comunidade que faz o seminário Santo Cura d’Ars se alegra por celebrar as festas em honra ao trigésimo aniversário de ordenação sacerdotal e comemoração natalícia de seu bispo diocesano, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.

Mais do que um simples contentamento, estamos firmes na certeza de que Deus continua sempre a providenciar pastores para seu rebanho conforme o Seu desígnio de santificação da humanidade. Para isso, Ele está sempre a enviar sinais de homens que conseguem, dentro de seus limites, ser presença, testemunho de uma fé que é prática e que é sinal para os outros.

A alegria de um povo é saber que tem um pastor que anda na frente de suas ovelhas mostrando-lhes o caminho a ser seguido. Nessa postura, ele não está superior aos seus, mas apresentando um caminho pelo qual ele mesmo passou, experimentou e tem a alegria de mostrar aos seus irmãos, de apresentar que esse é via de salvação, indicando-o com a própria vida.

Mesmo guiando, tal pastor também sabe entrar junto ao seu rebanho, aproximando-se e reconhecendo as deficiências de suas ovelhas, as suas diversidades de valores e habilidades. Próximo, ele configura a postura do Cristo que sente compaixão do seu povo porque está presente na humanidade.

O pastor, conformado a Jesus Cristo, aprende a ficar, muitas vezes, no último lugar, pois sabe que seu ministério é um serviço. Ele se faz presente em uma comunidade local para dar continuidade a um projeto milenar de condução da humanidade à uma proposta de elevação da pessoa humana até Deus. Sua posição não é de centro, mas referencial, de lugar onde se pode buscar um norte para o caminhar eclesial.

O líder que serve está atrás também para poder ver as ovelhas que, durante a caminhada, se desviam. Estando no último lugar, ele pode correr a tempo e reconduzi-la ao caminho da verdade e da vida mostrado por Deus em Jesus Cristo.

Em todas as posições o pastor que está junto ao seu povo mostra que é presença, imagem e sucessor dos apóstolos que foram enviados a todos os lugares do mundo para anunciar a proximidade do Reino dos Céus. Esse, que é realizado não com o fim de nossa vida, mas por meio de sua plena aceitação, não pode ser construído quando faltam referenciais, e o bispo é um deles.

Nós, que formamos o Seminário Diocesano de Caicó, rogamos a Deus para que a Igreja, que se faz presente em todo o mundo, tenha sempre pastores comprometidos com o seu rebanho e que, em nenhum momento, fujam da missão que lhes é proposta, mesmo à proximidade do lobo que devora ou do ladrão que quer roubar algumas ovelhas para si.

Dando continuidade à postura de São Francisco de Assis, Dom Delson consegue ser presença na comunidade diocesana de Caicó, sinal da preocupação de Deus com o nosso povo na manutenção de um caminhar cristão sustentado na fé e na ordem, por meio de uma vida simples e prudente. Nossa comunidade agradece a Deus, por que sabe que temos um bispo que sempre está disposto a atender a ordem do Senhor para manifestar o seu projeto de atração de todos os homens para Si quando pede aos que querem segui-lo: “Ide aos meus irmãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário