quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Festa de São Mateus, Apóstolo

21 de setembro de 2011

Quero misericórdia e não sacrifícios.

Por que será que Jesus não andava com os “santos” do seu tempo? Por que não o vemos ao lado dos doutores da lei, dos sacerdotes ou dos considerados grandes de seus tempo? A resposta Ele mesmo nos dá: “Eu não vi chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9, 13). O mistério da encarnação não apresenta somente uma “façanha” de Deus, mas esclarece que ele quer estar mais próximo de nossas vidas.
Se Deus quisesse ao seu lado somente os santos o seu movimento de redenção seria desnecessário: ele veio exatamente para quem precisava de salvação. Quando Jesus se aproximava de um pecador, a misericórdia de Deus se tornava clara, Ele não vinha para condenar o mundo, mas para conformá-lo a si. Como homem, Cristo poderia apresentar a nós a possibilidade de plenitude na existência humana.
Sim, temos um Deus que está próximo de nossas vidas. Ele vem para nos salvar e a maior prova disso é o movimento de sua encarnação. Quando a Palavra se faz Vida, ela nos prova a possibilidade de uma santificação e uma plenitude de nossa existência. Da mesma forma, ao nos aproximar-nos dessa Palavra podemos, a cada dia nos conformar a Ela, tornando-se, como Ela, fonte de Vida e Salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário