terça-feira, 20 de setembro de 2011

Terça feira da XXV Semana do Tempo Comum

20 de setembro de 2011

“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a colocam em prática” (Lc 8, 21)

Podemos pensar que Jesus aqui tem um ato de desprezo pela sua mãe e seus familiares. Pelo contrário, ele tanto refaz a verdadeira compreensão dos seus parentes como amplia a possibilidade dessa ligação com Ele. Maria não foi a mãe de Jesus apenas porque o gerou em seu seio. Ela, antes, ouviu a Palavra de Deus, abraçou-a integralmente e, só assim, o Verbo, definitivamente se fez homem.
Da mesma forma, a opção por Jesus Cristo ultrapassa uma dimensão de sentimentos, palavras ou gestos tomados de forma isolada. Ela requer uma adesão integral da pessoa. É nesse sentido que eu não posso me afirmar cristão apenas porque vou à missa, recebo os sacramentos e falo bem da minha doutrina. Eu sou portador de Cristo porque toda a minha vida reflete a minha opção: pensamentos, palavras e ações, em todos os instantes.
Que nós possamos amadurecer o nosso modo de ser e viver com Cristo. Como Maria, saibamos gerar a Palavra de Deus em nosso meio. Entretanto, esse “sim”, vai além dos atos exteriores, mesmo que não os exclua, implica uma compreensão integra da Palavra. A partir dela, minha vida não vai ser apenas uma obediência objetiva aos projetos divinos, mas uma relação viva com Aquele que conforma a si todo homem que dele se aproxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário