quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Quarta-feira da XXIII Semana do Tempo Comum

Quarta-feira da XXIII Semana do Tempo Comum
Dia 07 de setembro de2011

“Buscai as coisas do alto”


A cultura do consumo permeia tanto os nossos comportamentos que, freqüentemente, temos a sensação de faltar-nos algo. Queremos adquirir muitas coisas por que temos a sensação de que essas possam nos faltar, imaginamos que poderemos andar mal vestidos, sentir fome ou sede... Enfim, sermos excluídos de uma comunidade com costumes e “modas” pré-definidas.
Jesus Cristo, durante essa semana nos ensina um modo de ser e se comportar diferente, fundado em sua Pessoa. Frente a uma cultura de riquezas, poderes e “modismos” Jesus promete “Felizes os pobres” e adverte “Ai de vocês, ricos”. Ele não está fazendo um julgamento entre maus e bons, mas constatando uma realidade lógica. Todo aquele que se apega aos próprios bens, os absolutiza, ou seja, transforma-os em “deuses”.
Outro movimento é apresentado por São Paulo: “Se ressurgistes com Cristo, esforçai-vos para buscar as coisas do alto, onde está Cristo” (Cl 3, 1). Se quisermos um caminho que possa aperfeiçoar a nossa existência a cada dia, temos que ter como fim único de nossas vidas aquele que é a Perfeição. E, de forma mais objetiva, olhar para aquele que se tornou perfeito, assumindo a condição humana: Jesus Cristo.
Sim, Cristo está nas alturas, por que conquistou a plenitude de uma história. Ele soube escolher o único caminho que nos torna homens de fato: fazer a vontade do Pai. Somente assim, conseguiu contemplar, face a face, Aquele que O gerara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário