segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Segunda feira da XXV Semana do Tempo Comum

19 de setembro de 2011

Ninguém acende uma lâmpada e a cobre...

Nós que vivemos em uma comunidade, em constante interação com os outros, corremos o sério risco de olhar mais para fora do que para si mesmo. A nossa cultura criou uma ideia de competição tão forte que gostamos mais de olhar para os defeitos e as qualidades alheias e nos compararmos com eles. O problema é que quase sempre queremos estar à frente.
No Evangelho, Jesus nos esclarece que Deus permanece na realidade que ele iniciou a organizar: “Não há nenhum segredo que não seja manifestado, nada de escondido que não seja conhecido e venha à plena luz” (Lc 8, 17). Não precisamos viver a vida dos outros, de quem está no pecado ou quem vive fazendo injustiça. O Espírito da Providência sempre age a seu tempo.
Entretanto, essa proposta evangélica não é “ameaçadora”, mas nos ensina a colocar as nossas qualidades à luz do dia, para que todos a vejam e sejam beneficiados por ela. A construção do Templo em Jerusalém ilustra bem essa realidade: “A todos Deus incitava o espírito para que subissem a construir o templo do Senhor” (Esd 1, 5). É preciso que nós aprendamos a entrar nesse caminho positivo de interação com os outros por meio daquilo que temos de positivo.
Mesmo que em alguns casos seja difícil e em outros até impossível, devemos ter sempre em conta que estamos no processo de construção do Reino de Deus. Existem uns que trabalham mais, outros menos e alguns que não trabalham, mas, nessa dinâmica, aprendamos que o patrão não somos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário