terça-feira, 4 de outubro de 2011

Festa de São Francisco de Assis

04 de outubro de 2011

Vinde a mim... eu vos darei descanso (Lc 11, 28)

Todo aquele que realiza uma escalada em uma grande montanha sabe todo o material que deve levar. Mais do que isso, como a escalada é árdua, sabe também que não deve levar muita coisa, somente o básico, do contrário, seu percurso vai ser muito mais penoso.
Mesmo sabendo que vai precisar de descanso, ele não pode levar um colchão inflável ou uma cadeira confortável, consciente de que terá muita sede, não pode levar nenhum refrigerador, mesmo precisando de um momento de distração, ele sabe que o peso um livro pode lhe custar muito.
Do mesmo modo é a nossa relação com Deus, ela se desenvolve semelhante a uma escalada: quanto menos coisa se levar, melhor. São Paulo aprendeu bem que, nessa escalada, ele deveria deixar de lado muito de seus bens: “O mundo para mim está crucificado como eu estou para o mundo” (Gl 6, 14).
Em uma cultura que prega uma riqueza de coisas, bens, pessoas e relações, o valor de Deus e de sua Palavra tornam-se ameaçados. Quando não, passa a ser um mero acessório nas mãos daqueles que querem uma vida “prazerosa”. A “morte” do mundo – e por crucifixão – significa a negação de tudo àquilo que pode deixar Deus em segundo lugar.
Entretanto, haverá um momento nessa subida em que até o mínimo que temos deve ser deixado. É o espaço de uma pequena escada que nos leva para o objetivo escolhido. Qualquer peso poderá rompê-la. É preciso estar totalmente despojado e ser plenamente livre.
Cristo é aquele que soube subir essa escada (cf. Lc 11, 28ss). Ele, despojado de tudo, foi elevado no alto de uma cruz e abriu esse caminho rumo à Ressurreição. Conquista  essa pertencente a todo aquele que busca um contato maior com o Pai do Céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário