quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Quinta feira da XXVII Semana do Tempo Comum

Quinta, 6 de outubro de 2011

O vosso Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem (Lc 11, 13)

A imagem do Deus Pai reforça a ideia de um Deus que cria um mundo, coloca uma ordem nele, gera o homem à sua “imagem e semelhança” e mantém governando essa estrutura. Como verdadeiro Pai, ele não está somente preocupado com o zelo material da casa, ele vê principalmente as necessidades dos filhos.
Deus Pai não abandona a esses filhos e está sempre pronto a acolhê-los quando eles, saindo de casa, se desviam pelos maus caminhos, não porque ele seja injusto, mas pelo fato de amar verdadeiramente os seus filhos e saber todas as suas limitações. Ele ensina: “Pedi e vos será dado, procurais e encontrareis, batei e vos será aberto” (Lc 11, 11).
Esse pedido, todavia, não é semelhante ao imediatismo e objetivismo de nossa cultura. Ele necessita ser respondido ao tempo desse Pai, que pode não ser o nosso. “Pedi”: a súplica, porém, precisa ser modelada, reformada a cada dia, à medida que vamos percebemos a verdadeira necessidade.
Não podemos querer receber todas as coisas já prontas, é preciso luta, sacrifícios, renúncias para essa grande investigação sobre esse tesouro último da vida humana, deste modo nos é dito: procurais.
Por último nos é confirmado: “Batei e vos será aberto”. À medida que amadurecemos a compreensão de nossas verdadeiras necessidades torna-se mais fácil a sua construção, o esforço para que ela possa ser realizada. Devemos saber que, em tudo isso, temos a ajuda de um Pai que nos acompanha e protege nessa ansiosa busca pela vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário