segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Segunda feira da XXXI Semana do Tempo Comum


Segunda, 31 de outubro de 2011

Receberás a tua recompensa na ressurreição dos justos (Lc 14, 14)

Dentro de uma cultura como a nossa, voltada para a quantificação das coisas e das pessoas,acabamos por assumir essa mesma visão calculista. O prejuízo nas relações começa a surgir quando passamos a agir segundo um nível de cálculo. Vivemos interessados no que vamos receber, no que pensarão em relação a mim, nos benefícios que receberemos ao fazer determinada atividade. Enfim, tudo gira em torno do Eu interessado em si mesmo.
No evangelho Jesus nos ensina a entrar na dinâmica de uma verdadeira caridade, a que se fundamenta no mistério da gratuidade. Essa se caracteriza por um amor desinteressado, um pensar no outro sem esperar nada em troca e, mais do que isso, um olhar e agir sobre a necessidade do outro sem interessar-se por retribuição.
Jesus, em si mesmo, é o ícone desse amor gratuito. Ele é sinal de um amor de Pai que busca o bem dos filhos e mistério de um filho que dá a vida pelos amigos. É amor gratuito por que não o merecemos, ele nos é dado por um mistério de liberdade que ultrapassa a nossa compreensão.
Esse fato deve nos impelir a viver essa gratuidade de uma vida que em Cristo se faz plena. Compreendendo a vida como um dom podemos agir de forma menos interesseira, pois já não nos colocaremos mais no centro de nossas ações. Mais do que isso, receberemos a plenitude de uma vida justa, já que aprenderemos a nos colocar no nosso verdadeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário