terça-feira, 1 de novembro de 2011

Solenidade de Todos os Santos

Terça, 1 de novembro de 2011

“Alegrai-vos e exultai, porque grande é a vossa recompensa nos céus” (Mt 5, 12)

Em um mundo de tantas palavras, o Sermão da Montanha pode ser mais um bonito discurso pronunciado por um grande homem em nossa história. E, por estar em uma montanha, essas palavras, se não forem firmes, correm o risco de perder-se no ar.
Celebrar a solenidade de todos os santos, mais do que lembrar a imagem de tantos homens e mulheres que dedicaram a sua vida a Deus, sendo ou não canonizados pela Igreja, é compreender que a nós também nos é dada a possibilidade de santificação. Os ensinamentos que Cristo apresenta ultrapassam a dimensão de mandamentos ou normas de vida, estes são realidades lógicas para aqueles que querem aproximar-se Deus e entrar em comunhão com ele.
Jesus vê a multidão, vê aquelas pessoas a quem ele foi confiada, vê a sua diversidade, a multiplicidade de ser e agir, mas vê também a unidade que há entre elas, porque buscam um único Deus. Jesus sobe ao monte, não para se distanciar do povo, mas para que sua voz chegue ao maior número de pessoas. Seu interesse não é no estilo do discurso, na sua boa imagem, o objetivo era a Verdade que seria pronunciada. Jesus senta-se e fala ao lado dos seus discípulos. Aqui ele apresenta a firmeza dessa Palavra e a necessidade de sua transmissão.
Ultrapassamos aqui a compreensão de um bonito discurso, entramos na realidade de uma Palavra que carrega em si a Verdade. Essa não nos dá apenas um conhecimento, uma salvação pela sabedoria, mas modela a nossa vida conformando-a àquele que é Caminho que aponta para uma Vida Plena, para uma vida definitivamente santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário