sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sexta feira do XXXII Semana do Tempo Comum

Sexta, 11 de novembro de 2011 

Onde está o cadáver, aí estarão os abutres (Lc 17, 37)

Estamos no centro do discurso escatológico de Cristo. O anúncio do Reino de Deus vem acompanhado do julgamento dos homens. Esse momento, mais do que um fenômeno extraordinário, é o momento em que Deus entra na história humana e pronuncia sua Palavra de Salvação: Quem a aceita vive, quem a rejeita, perece (cf. Lc 17, 26.28).
O estar diante de Deus e conformar a nossa realidade de vida a Ele vem de uma forma que não esperamos (cf. Lc 17, 27.29). Se o Reino de Deus já está no meio de nós, a verdade desse mesmo Reino e a sua realidade exige de nós uma nova postura de vida.
O tempo, porém, é sempre oportuno. Não podemos olhar para trás e ver o que passou, “O Reino está presente”, Deus não calcula o peso dos nossos pecados, Ele vê o coração. Ou pior, não podemos olhar para trás e ver o que estamos deixando de lado (cf. Lc 17, 31). A decisão pelo Reino deve sempre ser integral.
Essa integralidade exige de nós não só ações, mas a nossa própria vida: “Quem procura salvar sua vida vai perdê-la; mas que a perder, a salvará” (Lc 17, 33). Não estamos nesse mundo para viver as nossas vontades. Devemos aprender a conformar nossa existência às exigências de uma vida plena.
Não devemos nos preocupar em “manter” a nossa vida, pois sabemos que ela é sempre perecível e um dia será colocada sob um juízo final. A nossa existência não nos pertence, apenas a temos por alguns momentos. A pergunta que temos sempre que fazer é: Quando essa “parte” de existência, tornar à sua essência originária, isto é, à Existência em si, o que ela portará?

Nenhum comentário:

Postar um comentário