segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Esperança no Senhor



“Isso que eu digo a vós digo a todos: ‘Vigiai’” (Mt 13, 37)

O Tempo do Advento é eminentemente tempo de Espera. Aguardamos ansiosamente a vinda do Filho do Homem, Verbo que se faz Carne, entra na humanidade e apresenta definitivamente a Palavra de Deus. É tempo de preparação, esperança de que Jesus se faça presente em nossa humanidade, alegria com a plenitude da comunhão entre Deus e homem.
O Evangelho nos aponta para a realidade da vigilância. Esperamos a plenitude da comunhão entre Deus e os homens, não por um contato recíproco, mas por uma livre e amorosa manifestação de Deus por meio de seu Verbo Eterno, Jesus Cristo. É Deus que vem até nós. E é exatamente essa vigilância que faz com que essa Palavra não passe por nós e não gere uma conversão de vida, ou seja, preencha a nossa existência.
A imagem do Dono da Casa é capital para que nós compreendamos a nossa verdadeira relação com Deus e, conseqüentemente, nossa verdadeira identidade. Não somos donos de nós mesmos, não temos o direito absoluto sobre a nossa vida, nossos conhecimentos, ou nossas vontades, somos administradores de uma existência que pertence a uma realidade absoluta, que vai além de nós mesmos, ou seja, Deus. Ele é o verdadeiro dono de nossa casa.
A vigilância apresentada por Cristo nos ajuda a compreender que não podemos viver de modo alheio, como se fossemos donos de tudo, definidores do bem e do mal. Precisamos de princípio, nortes, paradigmas, enfim, uma Palavra de Vida. E é essa Palavra que dá ordem ao nosso cuidado com a vida, faz com que nossa administração siga um norte, siga os projetos daquele verdadeiro dono, aquele que verdadeiramente conhece todos os espaços dessa nossa habitação.
Ser vigilante é fugir de qualquer falsidade, é não agir conforme agrada o patrão, só para não ser castigado. Não só trabalhamos em função desse “senhor”, mas também usufruímos dos frutos dessa administração, participamos das riquezas dessa experiência de vida que torna-se agradável quando é natural. Tornamos a nossa vida muito mais feliz quando essa atividade se desenvolve de forma natural, sem artificialismos ou legalismos, mas na contínua obediência à Palavra do Senhor.
Abramos os nossos ouvidos para essa Palavra, saibamos esperar por esse Senhor, que vem ao nosso encontro e pede contas de nossas ações, não em forma de cobrança, mas na esperança de entrarmos em sua plena alegria. Alegria que torna-se comunhão plena com as riquezas daquele que, de Patrão, se faz Pai e ama-nos como verdadeiros Filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário