sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sexta feira da XXXIII Semana do Tempo Comum

Sexta, 18 de novembro de 2011

A minha casa é casa de oração (Lc 19,46)
No mundo do comércio que abraça as coisas, as pessoas e suas relações somos, muitas vezes, levados a enquadrar Deus nessa mesma ordem. Queremos barganhar com Ele coisas, obter privilégios e benefícios individuais. Enfim, queremos um Deus que nos sirva.
A revolta de Jesus é exatamente essa. Ele se entristece com essa postura e aponta para a própria Escritura: “Vocês fizeram [de minha casa] um covil de ladrões” (Lc 19, 46). Que faz o ladrão se não praticar uma injustiça por causa de sua própria ambição? Quer justificar uma injustiça social praticando outra.
Ao expulsar aqueles homens do templo Jesus queria purificar a nossa mentalidade individualista e apontar o verdadeiro sentido do templo: local de diálogo com Deus. Não podemos querer conversar com Deus se dividimos os nossos pensamentos com nós mesmos. Como absoluto, Deus não se deixa dividir. Ou estamos em comunhão com ele, ou não.
Que nós possamos dedicar todo o templo de nossa vida para Deus. Façamos de nossa existência um espaço privilegiado de diálogo com o Absoluto e de manifestação de sua ação criadora, redentora e modeladora. Acima de tudo, purifiquemos esse templo de qualquer coisa que possa ser incoerente com o Seu ensinamento. Deixemos que o seu Verbo, materializado em Cristo, seja o nosso verdadeiro Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário