segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Segunda feira da XXXIV Semana do Tempo Comum

Segunda, 21 de novembro de 2011
 
Esta viúva, assim pobre, colocou mais do que todos (Lc 21, 3)

Ao fim do ano litúrgico Jesus nos aponta para a necessidade da plenitude de uma vida conformada à Palavra de Deus. Não estamos mais no âmbito de uma pedagogia de construção gradativa de uma santidade cristã, mas da busca urgente dessa.
No Evangelho somos colocados diante de dois modos de relacionar-se com Deus. O primeiro, dos ricos que doam o seu supérfluo (cf. Lc 21, 4), é acompanhado pelo fato que Deus vê conhece o coração que se faz dividido entre Ele e o mundo.
No segundo caso, Deus vê e se agrada daquela que doou tudo o que tinha, não pela quantidade, mas pela grandeza da esperança que depositava em Deus: “Ela, ao contrário, na sua miséria, colocou tudo aquilo que tinha para viver” (Lc 21, 4).
Da mesma forma, Deus não se deixa dividir, ele não quer parte do nosso amor, ou uma porção de nossa vida entregue ao seu serviço. Como Senhor absoluto, Ele exige uma doação integral de vida. Não existe “Se...”, “Porém...” ou “Quando...”.
Ele quer ver em nós aquele “Sim”, livre e integral da outra grande mulher. Ela soube entrar na realidade de um Deus que não quer as nossas habilidades, mas espera a entrega livre de nossa vida à geração de sua Palavra.
Aprendamos a doar, não parte de nossa vida, um tempo de nosso trabalho, a melhor de nossas qualidades, mas toda a nossa existência a serviço dessa Palavra que se faz verdadeira Vida no meio de nós. Ela não que a maior parte de nossa existência, mas a nossa existência a serviço de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário