sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sábado da XXXI Semana do Tempo Comum

Sábado, 05 de novembro de 2011

Ninguém pode servir a dois patrões (Lc 16 13)

O texto, em toda a sua discussão, responde a uma pergunta: Qual a verdadeira riqueza humana?
Jesus continua a nos pedir uma ordenação de nossa vida. Colocar cada coisa em seu lugar, dar a cada um o valor que lhe é intrínseco. Quando ele nos exorta: “Fazei amigos com a riqueza desonesta” (Lc 16, 9) ele nos aponta para uma realidade secundária e, portanto, instrumental, dos bens materiais. Não vivemos para o acúmulo, mas para realizar uma comunhão com Deus, crescer nessa experiência e irradiar essa vida aos homens.
A desordem humana na manipulação dos próprios bens reflete, antes de tudo, uma desordem interior. Muitas vezes, não estamos sabendo dar a cada coisa o seu valor necessário. Mais do que isso, colocamos a nossa vida e a dos que estão ao nosso redor a serviço de um acúmulo sem perspectivas por meio da construção de uma riqueza perecível. Somos, todavia, alertados: “Quem é fiel no pouco é fiel também nas coisas grandes” (Lc 16, 10).
Possamos compreender e viver a “instrumentalidade” dos nossos bens e a “sacralidade” da pessoa humana nessa relação. Em uma cultura que prega o acúmulo absoluto e uma concorrência desumana, olhemos para Cristo e vejamos nele o reflexo daquele que soube ser obediente ao Pai e aprender a colocar cada coisa em seu devido lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário