domingo, 6 de novembro de 2011

Segunda feira da XXXII Semana do Tempo Comum


Segunda, 07 de novembro de 2011

Aumentai a nossa fé (Lc 17, 6)

Dois fatos nos fazem entrar na compreensão de um Deus misericordioso: o perigo do escândalo e a necessidade do perdão.
O escândalo é colocado em relevo e merecedor de atenção, pois é um pecado que toca a comunidade. Não sou apenas eu quem me prejudico com o meu pecado, mas também todos aqueles que olham para mim e vêem o meu contra-testemunho. “É melhor para ele que seja colocada no pescoço uma pedra de moinho e ele seja jogado ao mar do que escandalizar um desses pequeninos” (Lc 17, 2).
Entretanto, “é inevitável que venha os escândalos” (Lc 17, 1). Não podemos nos orgulhar se vemos um erro que não cometemos, pelo contrário, devemos nos tornar atentos para que nós mesmos não caiamos naquilo que criticamos.
E para que essa humildade se desenvolva é necessário que entremos na dinâmica do perdão: “Se o teu irmão pecar, repreende-lhe. Se ele se arrepender, perdoa-lhe”. (Lc 17, 3). Não podemos definir ninguém pelos próprios atos. Só Deus o pode fazer.
Não há cálculo para o perdão: “E se cometer uma culpa sete vezes ao dia contra ti e sete vezes retornar a ti dizendo: ‘Estou arrependido’, tu o perdoarás” (Lc 17, 4). Perdoar sempre afirma nossa humanidade e, mais do que isso, nossa compreensão de que somos pó e estamos na mesma condição.
Entretanto, não podemos fazer nada disso se não tivermos em nosso coração o dom da fé (cf. Lc 17, 6). Só ela nos permite ir além de nós mesmos, de uma lógica humana e de nossos próprios juízos e para poder perdoar. Só a fé nos coloca diante de um Deus que é, ao mesmo tempo, justiça e amor, e nos ensina a construir em nós um espírito de humildade e humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário