terça-feira, 15 de novembro de 2011

Terça feira da XXXIII Semana do Tempo Comum

Terça, 15 de novembro de 2011

Vou hoje para a tua casa (Lc 19, 5)

O Evangelho de hoje revela uma verdade fundamental de nossa fé: Deus Salva. Esse princípio que para muitos parece óbvio não é compreendido pela a maioria desses. Não o vivemos porque não compreendemos que o movimento salvador é realizado por Deus e aceito por nós.
Deus não se deixa ser conhecido. Ele não pode ser perscrutado livremente pelo nosso raciocínio. Sua revelação é realizada dentro de um projeto livre e amoroso de redenção de uma humanidade que desvia o olhar do seu criador. É o próprio Deus quem se revela, pois só Ele conhece a si mesmo.
Diante do nosso orgulho racionalista de querer subir até Deus para conhecê-lo, somos repreendidos: “Desce já!” (Lc 19, 5). Não somos nós que vamos até Deus. É Ele que vem até a nossa humanidade e revela a plenitude de sua Palavra de Vida Eterna.
Isso, porém, requer uma abertura para que ele possa habitar em nosso meio. É preciso fé para acreditar na promessa feita a Abraão, sabendo, com isso, que o projeto é sempre de Deus e que nós somos herdeiros de uma aliança confirmada por Cristo. Deixemos, portanto, que ele habite em nossa existência e converta a nossa vida por meio de um encontro pessoal com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário