quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quarta feira da XXXIV Semana do Tempo Comum

Quarta, 23 de novembro de 2011 

“Com a vossa perseverança salvareis a vossa vida” (Lc 21, 19) 

Em um mundo marcado por tantos contra-valores, somos chamados a afirmar a maior de todas as riquezas: a vida humana. Essa vai muito além de um bem material que deve ser aproveitado de todas as formas possíveis ou mantido a qualquer preço, ela é dom gratuito de uma existência que busca plenitude.
No Evangelho Jesus aponta para a dimensão escatológica de nossa existência. Não somos seres desse mundo, devemos buscar algo mais. Se ficamos apegados a essa realidade tenderemos ao fracasso. “Havereis o momento de dar testemunho” (Lc 21, 13). Haverá o momento em que nós seremos chamados a dar a razão de nossa fé. E o que faremos?
Se compreendemos fé como essa esperança consistente em uma realidade que nos ultrapassa e se abraçamos essa realidade, nossa vida passa a ser pautada nesse mesmo movimento: ouvir, aceitar e seguir a Palavra de Deus. E é aqui em que nossa vida é provada, pois se não confiamos integralmente nessa Palavra, qualquer coisa em que colocar nossa vida em jogo, em relação a nossa esperança última, nos fará optar por nós mesmos.
Porém, recebemos uma promessa: “Nem mesmo um cabelo de vossa cabeça será perdido” (Lc 21, 18). Somos chamados a levar nossa existência a uma plenitude. E se essa plenitude implica a entrega dessa vida em sacrifício, uma morte que gera ressurreição, que assim o seja. Confiamos, mesmo sem ter visto essa realidade, esperamos, mesmo questionando em alguns momentos, mas cremos que a Palavra é semente que, quando enterrada, gera uma grande árvore, a árvore de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário