terça-feira, 29 de novembro de 2011

Terça feira da I Semana do Advento

Terça, 29 de novembro de 2011

“Beatos são os olhos que vêem isto que vocês vêem” (Lc 10, 23)

O grande mistério do Advento é sintetizado na esperança da encarnação do Verbo de Deus. A grande esperança no Messias se torna plena nesse fato: Deus, de fato, se faz presente no meio de nós, não mais com palavras, mas em forma humana. Admiramos esse fato, mas até que ponto o aceitamos?
Muitas vezes buscamos uma palavra que dê força e sentido à nossa vida, pedimos a graça de ouvir, entender e aceitar essa via de felicidade. Porém, o que acontece é que quando essa Palavra nos é dada, não estamos prontos para ouvi-la, entendê-la ou aceitá-la. Isso porque ela vem de uma forma que não estamos esperando ou que não queremos abraçar.
A encarnação de Jesus sintetiza esse movimento de uma Palavra que foi dada no tempo e na história, mas que não foi aceita por muitos. Ela, não foi aceita não pelo fato de ser Palavra de Deus, mas porque veio de uma forma que os homens não esperavam. O Filho de Deus, que nasce em uma manjedoura, gerado por uma jovem desconhecida é motivo de confusão para aqueles que esperavam um reino humano.
Olhemos para o mistério do Advento que culmina no nascimento de Jesus como tempo de preparação. De fato, precisamos preparar bem o nosso coração para receber a Palavra de Vida que tanto buscamos, mas que vem de uma forma que não esperamos, de um modo que não entendemos e em uma hora que não planejamos, porque é mistério divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário