domingo, 6 de novembro de 2011

A grandeza de uma espera


“Vigiai, portanto, por não sabeis nem o dia nem a hora” (Mt 25, 13)

A Igreja, nesse domingo nos prepara para a o grande momento do advento, da espera do Senhor que vem ao nosso encontro. Ao mesmo tempo em que nos deparamos com uma realidade que se inicia, Deus nasce em nossa humanidade, essa também é realidade que apresenta uma plenitude, a construção do Reino de Deus. Jesus não apresenta um “fim do mundo”, mas o trajeto de uma humanidade que caminha para a perfeição. “O Reino de Deus será como...” (Mt 25, 1).
A imagem das virgens ilustra bem essa espera. Elas se preparam para a vinda daquele que é amado. Elas se preparam não só espiritualmente, mas corporalmente para esse encontro. É necessário fazer essa preparação. É para isso que foram criadas, toda sua juventude esteve centrada nessa perspectiva: O noivo está chegando.
O cristão é aquele que prepara toda a sua vida para um encontro. Haverá um momento em sua história em que todos os seus atos serão colocados diante de si mesmo e ele será julgado. Não é um julgamento extra-histórico, mas um encontro com a sua própria verdade. Entretanto, ele não deixa de viver para estar pensando nesse encontro, sua vida porta-se em constante organização, planejamento e reparos para tal momento.
Há uma diferença entre aqueles que estão preparados para o encontro e os que não estão: a reserva que adquirem (Mt 25, 4). Não podemos falar de habilidades particulares, pois todos podemos cair no sono, ou perfeição de vida, pois nossa sabedoria pode fraquejar por alguns momentos. A diferença está em nossa reserva. Aquilo que guardamos para esse encontro.
A luz que podemos manter por meio do óleo é a nossa oração. É por meio dela que nos momentos mais obscuros de nossa existência podemos enxergar o que estar ao nosso redor. E, mais do que isso, podemos ver e nos colocar diante do Senhor que vem até nós. Nesse encontro, não haverá momento para justificação ou desculpas, podemos ser reconhecidos por ele ou ouvir a triste revelação: “Em verdade vos digo, não vos conheço” (Mt 25, 12).
Saibamos entrar na grandeza dessa espera, não como uma ansiedade vazia, mas em uma esperança que motiva-nos a crescer. Possamos compreender e inserir a nossa vida não em um projeto vazio de existência, caminhamos rumo a uma meta: o Reino de Deus. Nesse caminho, vemos nascer a grandeza de uma realidade pessoal, de uma vida a ser abraçada em plenitude, ela só espera pelo nosso sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário