quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Quinta feira da XXXIII Semana do Tempo Comum

Quinta, 17 de novembro de 2011

Se compreendesses hoje o que te pode trazer a paz (Lc 19, 41)

O choro de Cristo, antes de tudo, reflete o choro de lamento de um Pai. Esse se entristece ao ver o Filho distante de si. Sem a proteção paterna, sem o amor do Pai e a companhia dos irmãos. O choro é de lamento, pois a distância implica sofrimento para aquele que está longe, implica dor para quem se desvia do caminho planejado.
“Virão dias em que os teus inimigos te cercarão” (Lc 19, 43). Permanecemos sem proteção quando estamos fora da casa paterna, tornamos vulneráveis aos ataques dos que querem nos prejudicar. Nossa vida fragiliza-se, não temos norte, luz ou caminho a seguir. O inimigo toma-nos todas as nossas riquezas.
Nesse ataque “não deixarão pedra sobre pedra” (Lc 19, 44). Tudo é colocado abaixo: projetos, sonhos, esperanças, conquistas... Tudo é saqueado ou destruído. Em fim, perdemos todos os bens que tínhamos quando estávamos na casa do Pai e a comunhão com aquele que nos criou e tem para nós um projeto de vida, Vida Eterna.
Possamos hoje retomar esse olhar para a casa paterna e reconhecer que esse Pai nos acolhe sempre com os braços abertos. Mesmo depois de termos negado, ele não nos esquece e não nos abandona. Retornemos a esse abraço e reconheçamos que só perto de Deus encontramos a verdadeira Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário