quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sexta feira da XXXI Semana do Tempo Comum

Quinta, 03 de novembro de 2011

Os filhos deste mundo são mais prudentes que os filhos da luz (Lc 16, 8)

O nosso modo de ver um mundo quase sempre é fundado em relações imediatistas. Queremos tudo para hoje, rápido, já pronto. Estamos esquecendo de projetar as nossas ações em um futuro que não demora a chegar.
A imagem do trabalhador desonesto aponta para uma “revisão” dos atos feita por aquele homem (cf. Lc 16, 5ss). Ele não mais buscava um lucro pessoal imediato. Suas ações passaram a ser projetadas em função de um futuro agora incerto. Ele deveria ajudar a outros para que, fosse ajudado quando precisasse.
Imaginar-se nesse espaço e nessas condições nos coloca na compreensão que não somos filhos do “hoje”. Somos constituídos de um passado, atuamos em um presente, mas nossas esperanças e certezas devem ser projetadas em um futuro ideal e pleno. Consumir-se no hoje e gastar todas as forças no presente desgasta a nossa existência e nos retira de um projeto maior: a Vida Eterna.
Olhemos para Maria e vejamos nela esse testemunho de uma vida que se definiu em um “sim” no presente, mas que soube ir além, dando sentido a um passado e confirmando a nossa esperança futura: Deus está conosco, não nos abandona nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário