quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Quinta feira de XXXII Semana do Tempo Comum


Quinta, 10 de novembro de 2011

O Reino de Deus está no meio de vós (Lc 17, 21)

O pecado humano, mais do que desobediência, é ambição do homem que busca estar no lugar de Deus. Ele mesmo que definir-se como Senhor do bem e do mal, que fazer o próprio mundo, a sua própria verdade, em fim, o próprio Deus.
A pergunta feita pelos discípulos não refletia uma esperança honesta: “Quando virá o Reino de Deus” (Lc 17, 20). Que Reino eles estavam esperando? Que interesse real haveria nesse domínio?
O cerne de toda mensagem messiânica está aqui: “O Reino de Deus não vem ostensivamente” (Lc 17, 20). Ele não vem com glórias, vitorias ou conquistas humanas exatamente porque não é projeto humano. Não é reino terreno, mas vai além quando reflete o projeto de amor de um Deus que salva.
“O Reino de Deus está no meio de vós” (Lc 17, 21). Precisamos abrir os olhos e perceber que Cristo, como Palavra de Deus, conquistou o mundo e, morrendo,venceu a última inimiga: a morte. Com Cristo, nós já possuímos o grande prêmio: uma vida livre do pecado que mata e, com isso, a possibilidade de uma vida eterna.
Saibamos tomar posse desse reino que nos é dado livremente. Tomemos posse da vida nova que recebemos por meio da cruz. Aprendamos a ser dominadores do único espaço que nos pertence e nos é dado como dom amoroso. Cuidemos de nossa própria existência e façamos dela um lugar de vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário