terça-feira, 8 de novembro de 2011

Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão

Quarta, 09 de novembro de 2011
Ele falava do templo do seu corpo (Jo 2, 21)

Nessa festa pela qual celebramos a dedicação da Basílica de São João de Latrão, Jesus nos ensina qual deve ser o verdadeiro tempo para as nossas vidas.
Sendo o templo um local de oração e diálogo, ele deve sempre ser dedicado só a Deus. Não deve haver outra função a não ser a busca humana pelo seu Senhor. Local de diálogo porque o homem olha para o alto e se relaciona com aquele que, por graça, se faz revelar. É diálogo porque há uma palavra que permeia essa interação: Jesus.
É oração pelo fato de que esse mesmo homem olha para o Senhor em condições desiguais: Ele é sempre servo. Por mais que nos esforcemos em olhar para cima, Deus sempre se curva para que esse contato ocorra. A oração é, portanto, esse prostrar-se diante do absoluto e silenciar perante esse mistério. Nele nunca poderemos tocar.
O Evangelho, com isso, nos ensina a fazer dessa casa um ambiente sagrada: “Não fazeis da casa do meu Pai um comércio” (Jo 2,16). O diálogo com Deus nunca pode ser por igual, não podemos convencê-lo a fazer nada, não podemos barganhar benefícios, as nossas aparentes qualidades são sempre falhas diante do seu poder, tudo é sempre graça.
Jesus, portanto, nos ensina a sacralizar esse encontro e santificar esse espaço. Não estamos diante de mais um ambiente político de interação, estamos na presença do Senhor. Ele esclarece a grandeza desse momento: “Destruireis este templo e em três dias o farei ressurgir” (Jo 2,10). Sim, tudo será conforme à sua Palavra, pois o templo de Deus é o homem em glorificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário