sábado, 1 de outubro de 2011

Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

29 de setembro de 2011


... tu és o Filho de Deus

Celebrar a festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael é mais do que lembrar a memória desses santos que são de nossa devoção particular. Eles apresentam a nós a presença de um Deus na história. Deus fala, age e santifica por meio dos seus anjos e, mais do que isso, o próprio Deus se faz presente em nossa história.
Natanael se surpreende quando Jesus demonstra conhecê-lo mesmo antes de eles se conhecerem. Porém, Jesus não nos conhece apenas por meio de um conhecimento divino – que já seria o suficiente –, mas como aquele que está ao nosso meio, ao nosso lado.
Jesus mesmo aponta para essa realidade: “Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do homem” (Jo 1, 51). Nele, se instaura um novo tipo de relação entre Deus e os homens. O que antes era somente comunicado por palavras humanas, agora é materializado pela própria Palavra Divina.
Que possamos compreender essa nova dinâmica confirmada em Jesus: Deus quer se comunicar conosco. Em Miguel aprendemos que Deus é Santíssimo e quer nos fazer santos por participação. Com Gabriel aprendemos a nos manter firmes na Palavra de Deus e, como Maria, torná-la viva em nosso meio. Rafael nos ensina a possibilidade que há em Deus de nos restaurar em sua Vida... basta que digamos apenas um “sim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário